Potim realiza dia D da Campanha contra o Sarampo

A Secretaria Municipal  de Saúde realiza neste sábado das 8h às 17 horas, na Unidade Básica de Saúde Central, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo.

O público alvo da campanha são crianças de 5 anos até adultos com 19 anos.

Durante a semana a vacina está disponível em todas as unidade do Programa de Estratégia de Saúde da Família.

A vacina é contraindicada para bebês com menos de 6 meses. A recomendação para os pais e responsáveis por crianças nessa faixa etária é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença, como manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite, manchas brancas na mucosa bucal. Somente um profissional de saúde poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

A Secretaria também orientou que as salas de vacinação façam a triagem de crianças que tenham alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, para que estas recebam a dose feita sem esse componente.