Potim aplica mais de 700 doses no primeiro dia de campanha de vacina contra gripe

A Prefeitura Municipal de Potim, por meio da Secretaria de Saúde, informa que das 800 doses recebidas da vacina da gripe do Governo do Estado de São Paulo, 700 já foram aplicadas em nossos idosos.

Nesta campanha, a secretaria de saúde optou pelo sistema casa a casa para que a imunização atingisse a maioria dos idosos. A vacina não protege contra o coronavírus, mas imuniza contra o H1N1 a que pode ter consequências graves para a saúde.

O Ministério da Saúde e o Governo do Estado de São Paulo estão enviando as vacinas para os municípios de forma gradativa e, como a campanha foi antecipada, o laboratório do instituto Butantã ainda não havia concluído a produção.

“Não temos a previsão da chegada de um novo lote de vacinas por meio do Governo do Estado de São Paulo, por isso pedimos, neste tempo da pandemia do novo coronavírus, que os idosos e toda a população fiquem em suas casas para evitar problemas para à saúde. Assim que recebermos os novos lotes, informaremos a todos pelos nossos canais de comunicação” – Informou Maria Rodineia, secretária municipal de saúde.

Segundo o governo do Estado a vacinação contra a gripe terá o seguinte calendário:

1ª FASE (23 de março) – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúdes.

2ª FASE (16 de abril) – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

3ª FASE (9 de maio) – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas; povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Veja algumas fotos do sistema casa a casa efetuado pela prefeitura.