DETRAN Potim, prestação de serviço e a nova “Placa Mercosul”

O DETRAN-SP (Departamento Estadual de Trânsito) é um órgão que tem como função fiscalizar o trânsito de veículos, ou seja, controla suas respectivas jurisdições no território Brasileiro, dessa forma é possível ter um controle além de poder fiscalizar e orientar a novas formações de condutores.

Aqui em Potim o DETRAN-SP fechou o ano de 2019 com vários serviços prestados à população da cidade, entre eles: 2.168 licenciamentos, 780 transferências, 103 registros de novos veículos, e outras diversas atividades.

Pra quem ainda não sabe, agora, no início de 2020 a placa do Mercosul começou a valer em todo o Brasil. O novo padrão substitui a antiga placa cinza, e o DETRAN-SP vem esclarecer à população as dúvidas sobre essa nova placa.

Entenda caso a caso quando é preciso a nova placa

Carros novos, no primeiro emplacamento: para os veículos novos que vão ter o primeiro emplacamento todos os DETRANs devem emplacar com o novo padrão.

Placas danificadas: se por algum motivo a placa do veículo se quebrar ou se deteriorar, a troca pelo novo padrão é necessária.

Placas furtadas: no caso de uma placa furtada, a troca também é obrigatória para a do padrão Mercosul.

Mudança de categoria: quando o veículo precisar mudar de categoria, como virar carro de aluguel, oficial ou particular, a nova placa também é exigida.

Troca de município: a legislação atual prevê a troca pela placa do Mercosul quando o proprietário trocar de estado ou município.

Quem quiser, também pode trocar: também está previsto na legislação a troca voluntária da placa por parte do proprietário do veículo. Nesse caso, haverá a substituição automática do segundo caractere numérico do modelo anterior por uma letra.

E se o lacre se romper? Se o lacre da antiga placa cinza se romper, ela será considerada como “danificada”, então será trocado pelas novas placas de rodagens, informou o DETRAN-SP-SP.

Onde comprar a nova placa? As placas devem ser vendidas pelas estampadoras diretamente ao consumidor, sem o intermédio do DETRAN-SP, como acontecia até então. Caberá ao órgão informar ao proprietário do veículo as empresas credenciadas.

O DETRAN-SP faz apenas o registro do veículo e a emissão dos documentos. A partir daí, com o documento em mãos, o proprietário fica responsável por buscar uma estampadora

Qual o preço da placa do Mercosul? Não existe um preço padrão para as novas placas, o DETRAN-SP fixou apenas parâmetros técnicos, cabendo ao consumidor pesquisar os melhores preços. O DETRAN-SP pode, contudo, determinar um valor máximo que servem como referência para as empresas, quanto ao consumidor.

Placas de identificação de carros, ônibus e caminhões: R$ 138,24 (par). Placas avulsas, ou identificação de motocicletas: R$ 114,86.

Foto: André Paixão