Secretaria de saúde recebe máscaras “FaceShield” para ajudar no enfrentamento ao coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Potim recebeu na manhã de hoje, 29 de abril de 2020, 20 unidades da máscara de proteção FaceShield.

As máscaras foram doadas pelo projeto Máscara Solidária, que tem distribuído materiais de proteção de forma gratuita em mais de 20 cidades da região, e serão usadas pelos profissionais de saúde no atendimento a pacientes suspeitos de COVID-19.

Sobre o Máscara Solidária

Formado por pesquisadores da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos, e tendo como objetivo, produzir máscaras de proteção que seguem padrões aprovados pela ANVISA para os profissionais de saúde, o grupo é formado por makers, instituições, empresas parceiras e pessoas comuns, que possuem impressoras 3D e equipamentos de corte a laser.

“Frente a crise do COVID-19 estamos produzindo e doando EPIs de forma emergencial, para os profissionais de saúde. O propósito é aumentar a proteção desses profissionais, no atendimento às pessoas infectadas pelo novo vírus.” – disse o coordenador do projeto.

Para saber mais sobre o projeto clique AQUI.

Máscara FaceShield

A máscara FaceShield é formada por 3 peças: placa transparente (viseira), uma “tiara” e elástico para ajustar a máscara ao indivíduo.

Essas 3 peças servem para deixar o protetor facial mais ajustável; além disso, ele é reutilizável e totalmente seguro, já que é de dupla proteção, evita que o profissional de saúde tenha contato com salivas, fluidos nasais e gotículas. Ela deve ser usada como complemento. Isso porque, apenas com a máscara usada geralmente em hospitais, ainda é possível que as gotículas atinjam o rosto, nariz, olhos e boca.

Imagem: Freepick