Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais, Participe!

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SIMA), em parceria com o Projeto Conexão Mata Atlântica e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), publicaram edital para a seleção de proprietários ou legítimos possuidores de imóveis rurais para participação no Projeto de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), na modalidade Uso Múltiplo – Macaúba.

Esta é uma modalidade de PSA que visa incentivar o plantio consorciado de palmeira macaúba (Acrocomia aculeata) com pastagem e/ou culturas agrícolas em áreas privadas, e recompensará as seguintes ações, que podem ser implementadas isolada ou conjuntamente: conservação e restauração de vegetação nativa, recuperação de pastagens e outras áreas degradadas, implantação de sistemas silvipastoris e/ou agroflorestais e cercamento de vegetação nativa remanescente e de áreas em restauração.

Podem participar do edital os imóveis particulares com áreas de no mínimo 5 hectares (em um ou mais polígonos no mesmo imóvel), que devem apresentar as seguintes condições de aptidão ao plantio e cultivo da palmeira macaúba:

a. declividade máxima de 20%;

b. altitude máxima de 1.800 metros;

c. acesso para a chegada de insumos e mudas e para a retirada da produção; d. ocupação atual com pastagem ou culturas agrícolas, sem a presença de vegetação nativa (exceto no caso de vegetação pioneira).

Para a participação no processo de seleção do PSA Uso Múltiplo-Macaúba, os interessados devem enviar, até o dia 9 de maio de 2021, a Manifestação de Interesse acompanhada da documentação indicada.

O edital está disponível para acesso em https://www.finatec.org.br/site/wp-content/uploads/2021/03/edital_PSA_001_2021_edital.pdf

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE OU PROCURE

Tira Dúvidas do Edital PSA Macaúba

Macaúba Múltipla e Sustentável

Plantio e Produção da Macaúba

Site da SIMA

Diretoria de Gestão de Meio Ambiente

Rua Roseira, nº 50 – Morada dos Marques (Garagem/DOV)

Por meio digital, para o e-mail: [email protected]

Projeto Conexão Mata Atlântica

Por meio digital, para o e-mail: [email protected] ou pelo WhatsApp (12) 992 151 214.