Comunicado Fumacê

Prefeitura esclarece: carro fumacê não pode ser usado no combate à dengue

Nos últimos dias, vários munícipes têm usado as redes sociais pedindo para que administração faça uso do recurso conhecido como carro “FUMACÊ” no combate ao mosquito da dengue. Por conta disso gostaríamos de esclarecer o motivo pelo qual este recurso não foi usado.

O bloqueio químico (que consiste na aplicação de inseticida nas residências) é o responsável por interromper o ciclo de evolução da doença, eliminando as fêmeas infectadas. Entretanto este tipo de serviço é realizado somente quando há casos confirmados em uma determinada região do Município.

É importante também salientar que desde junho deste ano, o Ministério da Saúde interrompeu o fornecimento do inseticida depois que a ANVISA comprovou que alguns lotes do produto não estavam tendo a mesma eficácia (mais informações podem ser obtidas por meio da nota informativa n°77/2019 anexada no final deste texto).

Desde o início deste mês de novembro a Prefeitura Municipal de Potim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e, em parceria com Secretaria de Obras e Setor de Meio Ambiente, está realizando visitas aos imóveis da cidade, com a finalidade de eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Será feita também a inspeção em terrenos baldios.

Palestras educativas em escolas e entidades filantrópicas visando conscientizar a população quantos aos cuidados que devem ser tomados serão, bem como a sala de situação (que tem por objetivo disponibilizar os dados referentes aos trabalhos realizados pela Equipe de Controle de Vetores às autoridades, entidades e à população em geral).

As notificações de casos suspeitos são encaminhadas ao setor de Controle de Vetores para realização de bloqueio de criadouros do Aedes Aegypti, com intuito de reduzir o avanço da Dengue, tendo em vista que este tipo de trabalho também tem um fator muito importante, pois auxilia na busca de novos casos suspeitos em uma determinada área e por isso a importância dos moradores abrirem suas residências.

Consulte abaixo alguns links com informações sobre o carro fumacê:

Ministério da Saúde vai devolver 400 mil litros de inseticida usado no combate à dengue que estão vencidos

Lá vem o fumacê contra o mosquito da dengue. Mas como fica a sua saúde?