POTIM MARCA PRESENÇA EM EVENTO ESTADUAL DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL

Pela primeira vez cidade participa de evento voltado ao meio ambiente

Um grupo de profissionais da prefeitura de Potim participa neste momento, na cidade de Novo Horizonte, interior do Estado de São Paulo da abertura oficial do PMVA- Programa Município Verde Azul.  O evento promovido pela Secretaria Estadual de Meio ambiente, conta pela primeira vez com a participação do município, que contou com a presença de Diogo Ticly Assessor de Gabinete do Secretário Estadual de Meio Ambiente.

De acordo com o Diretor de Meio Ambiente, Wagner Damiao, a cidade foi bem recebida entre os 102 municípios do estado que participam do evento. “Quando falaram que a cidade de Potim estava representada aqui fomos aplaudidos. Essa é a primeira vez que uma administração  em Potim se preocupa com  o meio ambiente”, e completou dizendo que a prefeita Erica Soler foi parabenizada pelo apoio dado ao setor. “A prefeita Erica Soler está nos dando total apoio nessa nova empreitada e aqui foi reconhecida também pela disposição da nova administração”, concluiu.

O evento vai discutir as 10 diretivas ambientais a serem realizadas por cada cidade.  Com a participação a Potim abre portas para a busca de recursos para o setor de meio ambiente e recursos hídricos.

– Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente,

Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

2 Comentários

1. Sou graduando do último ano de Biologia e estudo na Unifatea de Lorena. Gostaria de saber como participar do programa de algum modo. Grato.

• Olá Renan Bom dia.
      Por favor entre em contato com a imprensa por meio do telefone 12 31129200 ou facebook para podermos conversar sobre o assunto.
      Obrigada pela participação!