MINISTÉRIO DA SAÚDE AMPLIA VACINAÇÃO EM TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS

O Ministério da Saúde divulgou nesta semana o novo calendário vacinal do Sistema Único de Saúde. Cerca de 6 vacinas terão público-alvo ampliado no ano de 2017.

Confira abaixo o grupo de vacinas ampliadas:

Hepatite A: para crianças

Treta viral (Sarampo rubéola caxumba e varicela): para crianças

Meningocócica C: crianças e adolescentes

DTpa (Difteria, Coqueluche e Tétano): para gestantes

Tríplice viral (Sarampo, Rubéola e caxumba): para adultos

HPV: para meninos pessoas vivendo com HIV Aids e imunossuprimidos (pessoas transplantadas).

Pelo novo calendário a hepatite A deverá ser aplicada para crianças com 15 meses ou até 4 anos 11 meses e 29 dias, antes a vacina era para a idade máxima de 2 anos.

Crianças com até 5 anos passam a tomar a vacina contra varicela. A primeira dose aos 15 meses ou até 4 anos 11 meses e 29 dias.

A vacina HPV também se estenderá as pessoas com baixa imunidade em 2017. homens e mulheres de 9 a 26 anos devem receber a vacina o esquema vacinal nos intervalos de 0,2 e 6 meses.

Objetivo da HPV é prevenir os cânceres de pênis, ânus, garganta e verrugas genitais. Redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres, já que os homens são responsáveis pela transmissão do vírus para suas parceiras.

Ampliação da vacina de meningite C reforça proteção para crianças e adolescentes agora o reforço deve ser dado até os 4 anos de idade para os adolescentes o reforço ocorre entre 12 e 13 anos de idade o esquema vacinal são duas doses aos 3 e 5 meses e o reforço aos 12 meses.

Em longo prazo, vacinas conjugadas revelaram diminuição da proteção, após a vacinação no período da infância. A vacinação de adolescentes proporciona proteção direta desses grupos etários. Também estende a proteção a indivíduos não vacinados (efeito rebanho).

A vacina tríplice viral em adultos vai diminuir a incidência da caxumba agora a segunda dose deve ser aplicada até os 29 anos ou então a primeira dose entre 30 e 49 anos o esquema vacinal na infância se dá a primeira dose aos 12 meses e a segunda dose da tríplice viral mas atleta tetra viral mas a varicela aos 15 meses a segunda dose dos adultos ocorre entre 20 e 29 anos.

O novo calendário contempla também a dTpa para gestantes a partir da 20º semana do feto ou após 45 dias após o parto.

Em 2017, o Programa Nacional de Imunizações vai distribuir 300 milhões de doses de vacinas e soros Criança Adolescente Adulto e idoso Gestantes Vacinas atendem todas as faixas etárias e pessoas em condições específicas.

GRUPOS ESPECIAIS Povos indígenas Pessoas com HIV Em tratamento de câncer Insuficiência renal, entre outras Condições que causam déficits imunológicos