CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE TEM INÍCIO NA PRÓXIMA SEMANA

Setor quer imunizar 95% do público alvo

A diretoria de Saúde de Potim dá início no próximo dia 17 de abril a Campanha de Vacinação Contra a Influenza.  A novidade para este ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo.

No dia 17, data da abertura da campanha, haverá uma mobilização para lima ação efetiva da vacinação. A intenção é obter o maior número de vacinados já no primeiro dia de trabalho.

De acordo com a Diretora de Saúde, Rodinéia Paixão, algumas alterações foram feitas buscando essa efetividade. ““No dia 17 o posto de vacinação da Equipe A do ESF será alterado para a fisioterapia do bairro CDHU. Este é um bairro grande com muitas crianças e idoso e que de fato abrange um grande número da nossa meta de vacinação.

O posto de vacinação do ESF A será alterado somente no dia 17, nos demais será realizado na própria sede que fica a rua Jose Camilo de Abreu, nº152. As vacinas   estrão disponíveis também nos prédios do ESF- Estratégia de Saúde da Família- de todos os bairros e na Unidade Básica de Saúde que fica próximo ao Raspadão, das 08h às 17.

A meta da Diretoria de Saúde é imunizar cerca de 95% do público alvo.

No dia 13 de maio a diretoria vai realizar o dia D da campanha. A vacinação segue até o dia 26 de maio.

A GRIPE

CONTÁGIO

Ocorre por meio de espirros, tosse e contato direto com pessoas ou locais e objetos contaminados (aperto de mão ou utilização de talheres, por exemplo).

Para diminuir as chances de contágio, os locais fechados devem ser evitados e o hábito de lavar as mãos (se possível, com álcool gel) deve ser frequente.

SINTOMAS

São parecidos com os de uma gripe comum: febre alta, dor no corpo, na garganta e tosse. Falta de ar, desconforto respiratório e tontura também podem acontecer. Vale destacar que os sintomas são muito semelhantes aos da dengue. O que diferencia as doenças é que a gripe apresenta sintomas respiratórios.

COMO PREVENIR

– Adotar hábitos simples de higiene, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão.

– Não compartilhar objetos pessoais se estiver com

sintomas.

– Cobrir boca e nariz com lenço descartável ao tossir e

espirar.

– Manter ambientes de grande circulação sempre limpos.

– Deixar ambientes úmidos ventilados e iluminados com luz solar.